Buscar
  • Cezarone Consultoria

Gerenciamento das Redes Sociais: Estratégias de Sucesso


Gerenciamento de redes sociais é talvez um dos assuntos mais clichês que eu já abordei aqui. Simplesmente porque as pessoas acham que sabem demais sobre esse assunto.


Provavelmente você já deve ter percebido, ao longo das suas pesquisas, que existem milhares de “pseudo-experts” em mídias sociais por aí. Mas a verdade é que a grande maioria não sabe o que está fazendo.


Não digo que são poucos a ponto de conseguir contar nos dedos, mas garanto que esse tanto de especialista de gestão de redes sociais não passa de ilusão. Por mais que muitas pessoas batam no peito dizendo que sabem fazer, poucos são os que realmente levam uma empresa a outro patamar com essa estratégia.


Além disso, os fundamentos se assemelham muito ao esporte: saber fazer não é suficiente. É preciso fazer de forma consistente.


Mas o que é gerenciamento de redes sociais?


O gerenciamento de redes sociais é um conjunto de ações que organiza e otimiza esses canais de comunicação te preparando para atender ao público de acordo com as peculiaridades de cada plataforma.


Essas ações previstas dentro da estratégia de marketing vão muito além de simplesmente publicar conteúdos nas páginas e nos feeds.


Consistem em definir estratégias, planejar postagens, produzir conteúdos e até mesmo o monitoramento e a análise dos resultados obtidos.


É um processo que se tornou indispensável para o sucesso de muitas empresas, justamente por potencializar o poder dessas mídias para seus objetivos.


Afinal, ter um espaço consolidado na internet é uma excelente maneira de divulgar a marca, se aproximar do público e fidelizar clientes. E uma boa gestão desses importantes canais de relacionamento com o cliente também geram credibilidade e autoridade dentro do seu mercado.


Acontece que a crescente popularização dessas plataformas tornou a missão de gerir as redes sociais uma necessidade. Com isso, a presença das empresas no mundo digital passou a ter uma importância sem igual e, à medida que o tempo foi passando, só estar presente nessas plataformas deixou de ser suficiente.


E então o bom gerenciamento passou a ser essencial para uma marca conquistar mais espaço e se fortalecer no ambiente digital.


Dessa forma, as marcas agora precisam se posicionar e planejar sua própria estratégia de comunicação antes mesmo de uma publicação sequer ser feita.


Agora que você já sabe que para ter sucesso na internet só publicar não é o suficiente, eu vou te mostrar quais são as 5 etapas que não podem faltar na hora fazer o seu gerenciamento de redes sociais.


1. Estudo da marca e do público


O primeiro passo é colocar na ponta do lápis o histórico da sua marca e entender o cenário em que o seu cliente está inserido. Leve em conta as coisas que você já fazia antes e sempre questione se isso era realmente relevante para a sua audiência.


Além das redes sociais, você deve considerar também outros canais digitais e até mesmo quais influenciadores digitais impactam seu público. Essas informações vão te ajudar a propor uma boa estratégia, que seja compatível com os objetivos da empresa e com o que o seu cliente em potencial espera de você. Analisar esses pontos vão te dar uma base sólida para construir uma forte presença digital para o seu negócio.


2. Planejamento de estratégias digitais


Nessa etapa, a primeira coisa que você precisa ter em mente é qual o objetivo principal que sua empresa quer alcançar com o marketing digital.


O fato é que existem várias formas de se ter um retorno do investimento feito nas redes sociais. Só é possível saber o que é sucesso para você, se você tiver bem claro qual o seu objetivo principal.


Uma vez que o objetivo é definido, é hora de traçar qual a melhor maneira de usar as plataformas online para alcançá-lo. Dentro do seu planejamento, pontos importantes como linha editorial e cronograma de ações precisam ficar bem claros. Outros pontos que precisam ser esclarecidos na definição da sua estratégia são o posicionamento, a linguagem e os tipos de publicações que tem mais a ver com o seu negócio. É essencial que desde o primeiro momento vocês já consigam visualizar quais serão os próximos passos a serem dados dentro desse processo.


3. Execução


Depois de ter uma estratégia planejada de acordo com o perfil da sua empresa e do seu cliente, é hora de partir para a ação.


Essa fase consiste basicamente em três coisas: produção de conteúdo, gestão de anúncios e interação com os usuários.


Produção de conteúdo: A partir de uma linha editorial previamente definida, você ou sua equipe produzem conteúdo que representam a identidade da sua marca. De preferência, esse conteúdo precisa ser adaptado para cada rede social em que será publicado e ser coerente com o produto ou serviço que sua empresa oferece. O planejamento de conteúdo tem que ser constantemente revisado e ajustado, conforme as respostas dadas pela sua audiência.


Anúncios: Em um mundo perfeito, todo mundo conseguiria ter resultados incríveis sem precisar investir nenhum centavo. Mas a realidade é bem diferente. Claro que, um bom conteúdo ajuda muito na hora de consolidar e aumentar o engajamento com a sua marca. Para não ficar à mercê dos algoritmos das redes sociais, o ideal é que você invista em anúncios patrocinados. Assim você garante que o seu conteúdo chegue de fato ao feed de notícias ou mural de mais pessoas.


Interação: Ao interagir com o seu público, você estimula que mais e mais pessoas tenham interesse em se comunicar com sua marca. Porque elas vão saber que não estão falando sozinhas. Porém, além de responder os seus seguidores, é fundamental que você tenha o cuidado de propor soluções para os problemas dos clientes, quando necessário. Lembre-se que as redes sociais têm o poder de criar uma reputação positiva ou negativa para a sua empresa. O seu papel é atender o público da melhor maneira possível para garantir uma boa imagem.


4. Monitoramento


Monitorar as redes sociais é sobre acompanhar de perto os números de visualizações, compartilhamentos, curtidas, comentários e outros dados que mostram como anda o engajamento do seu público. Com esses dados, você poderá:

-gerenciar melhor a sua reputação online;

-ver o que estão falando sobre a sua marca;

-antecipar possíveis problemas e resolvê-los mais facilmente;

-trabalhar rapidamente com críticas e possíveis crises;

-e garantir a satisfação do seu cliente.


Um monitoramento constante permite que você ou sua equipe monte um relatório estratégico, que pode ser fundamental para a tomada de futuras decisões.


5. Levantamento e análise dos resultados


Com os dados coletados e detalhados na etapa de monitoramento, hora de cruzar com aqueles objetivos que você definiu lá no início do seu planejamento. Porque os números podem até ser bonitos de ver mas, se não forem analisados conforme as metas definidas na sua estratégia, eles não vão fazer nenhum sentido para você.


Além disso, com uma real análise dos resultados obtidos, você vai conseguir ter mais clareza sobre os próximos passos da sua empresa nas redes sociais e vai tomar decisões com mais segurança.


Você precisa descobrir onde o seu público está dedicando sua atenção. Teste as opções que você considera boas para o seu público e analise quais plataformas de fato dão retorno e quais não merecem o tempo, energia e dinheiro que você está investindo.


Você não perde nada por tentar. No fim, tudo vira aprendizado.


Fonte: texto do expert Hugo Rocha, empreendedor brasileiro e líder no assunto de gerenciamento de redes sociais e marketing digital.


Para adquirir serviços de Gerenciamento de Redes Sociais para sua empresa, entre em contato com a Cezarone Consultoria pelo email contato@cezaroneconsultoria.com.br ou pelo whatsapp (11) 9 3276-2711. Teremos muito prazer em orienta-lo na sua jornada digital.


#gerenciamentoderede #empreendedorismo #empreendedorismodigital #midiassociais #digital #sites #construirsites #criarsites #criarlojavirtual #criarecommerce #otimizarsite #fazersite #gerenciarredessociais #consultoriaempresarial #digital #internet #gerenciamentoderedesocial #sites #ecommerce #redessociais #conteudodigital #marketing #divulgacaodigital #marketingdigital #digitalinfluencer #treinamentos #webdesigner #cezaroneconsultoria

8 visualizações1 comentário
CONTATO

São Paulo - SP 

Nossa empresa online atende a todo o território nacional.

​​

Telefone e WhatsApp: (11) 93276-2711 

(19) 99137-0999

  • Cezarone Consultoria Empresarial
  • Cezarone Consultoria Empresarial
%C3%ADcone%20whatsapp%20preto_edited.png
Formulário de mensagem online

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem

© 2020 criado por Cezarone Consultoria Empresarial